Bioteconologia21/06/2021

COMUNICADO DE IMPRENSA
O tratamento contra o câncer, da empresa biotecnológica valã iTeos, convenceu a farmacêutica multinacional GSK
O valor do acordo ultrapassa 13 bilhões de reais.
 
O acordo assinado entre GSK e iTeos abrange o desenvolvimento e a comercialização do tratamento EOS-448, um anticorpo monoclonal que se encontra atualmente em fase 1 do estudo clínico e que pode ser utilizado contra vários tipos de câncer avançados. O acordo assinado na Segunda, 14 de Junho de 2021, prevê um primeiro pagamento de 625 milhões de dólares. Se o projeto EOS-448 avançar como previsto e alcançar certas metas, a empresa iTeos arrecadará mais 1,45 bilhões de dólares.
 
Vale lembrar que em 2017, o gigante japonês do setor farmacêutico Astellas Pharma adquiriu a biotec valã Ogeda por 800 milhões de euros, confirmando a posição cada vez mais dominante da Valônia (Bélgica) no setor biotecnológico.
 
O acordo entre a iTeos e a GSK está entre os cinco maiores acordos realizados no setor biotecnológico relacionados aos tratamentos oncológicos em fase I.
 
Ressalta-se ainda que a a iTeos é uma spin off da UCLouvain, a maior universidade da Valônia (Bélgica). O desenvolvimento do anticporo é resultado da colaboração entre a iTeos e o Instituto Ludwig, especializado em pesquisa contra o câncer.
 
Em abril de 2020, pouco antes da sua introdução no NASDAQ, já tinha conseguido levantar 125 milhões de dólares junto a investidores, além dos 64 milhões já conseguidos dois anos antes.
 
O acordo prevê que a Iteos e a GSK financiem juntas os custos de desenvolvimento, repartidos da seguinte maneira: 60% para GSK e 40% para iTeos. Comercializarão juntas o resultado da pesquisa com uma repartição 50/50 dos lucros no mercado norte-amerciano. Após o anúncio do acordo, as ações da empresa valã, cotada na bolsa de valores Nasdaq, tiveram valorização de 30% .