• COMUNICADO DE IMPRENSA

NOTA À IMPRENSA - EHP13/04/2021

A empresa EHP vai fornecer tecnologia ao programa OneWeb

A empresa Euro Heat Pipes (EHP) situada na Valônia (sul da Bélgica), fundada há 20 anos como uma spin off da empresa aeronáutica valã SABCA e da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), tornou-se líder mundial de tubos térmicos e de sistemas de regulação térmica para os engenhos espaciais.

Conta atualmente com um só concorrente nos EUA.

Os sistemas da EHP permitem transferir o excesso de calor de uma zona quente para uma zona fria. 

Em 2017, a tecnologia desenvolvida pela empresa valã foi de tal ordem que a Agência Espacial Europeia (ESA) adquiriu 51% do capital da empresa.

A empresa EHP anunciou a construção de novas linhas de produção para poder fornecer seus equipamentos no âmbito do programa OneWeb, uma rede de 650 satélites que, graças à tecnologia 5 G, vai permitir a zonas remotas do planeta, sem infraestruturas terrestres, terem acesso à net.  

Recentemente, outra notícia veio confirmar a importância do setor espacial na Valônia (Bélgica):

O programa espacial europeu Corpernicus, primeiro fornecedor de dados de observação da terra, vai gerar cerca de 93 milhões de euros para empresas belgas, das quais muitas são Valãs.

Cabe salientar que a Bélgica é o sexto maior contribuinte do orçamento da Agência Espacial Europeia (ESA), e o principal se considerarmos o tamanho da população.

A ESA também confirmou a construção em Redu (Valônia) do centro de proteção da ESA contra os ciberataques.