NOTA À IMPRENSA - MITHRA13/04/2021

A empresa MITHRA em negociações avançadas com CureVac

Jean-Manuel Fontaine, vice-presidente External and Scientific Affairs da empresa famacêutica belga (Valônia) MITHRA, especializada em saúde feminina, anunciou ter entrado em negociações avançadas com a farmacêutica CureVac para aumentar a capacidade de produção da vacina alemã.

Além desse contrato, ainda em negociacão, a vacina AstraZeneca também é produzida na Valônia, no parque industrial e químico de Seneffe.

A Valônia distingue-se pela importância do seu setor biotecnológico e farmacêutico.

Vale lembrar que o maior empregador da Valônia é a farmacêutica GSK, com mais de 9000 postos de trabalho.  É também na Valônia onde está sediado o maior centro de pesquisa e desenvolvimento da GSK fora do Reino Unido. Outro campeão farmacêutico valão é a UCB, também presente no Brasil, que emprega cerca de 1800 funcionários em Braine-l’Alleud e que anunciou recentemente investir mais 300 milhões de euros numa nova unidade de produção equipada com as mais avançadas tecnologias, confirmando o posicionamento dessa região do sul da Bélgica, com a mesma população que o Matro Grosso, mas com uma superfície 56 vezes menor,  como um hub farmacêutico e biotecnológico europeu e mundial .  A nova linha de produção estará operacional em 2024.

Além dos investimentos anunciados por atores biotecnológicos já estabelecidos na Valônia, as seguintes empresas estrangeiras PDC Line Pharma, BCI Pharma, Miracor Medical, Mitral Technologies e Clarity Pharmaceuticals escolheram a Valônia para desenvolver suas atividades atraíadas por um rico e variado ecosistema e pelas inúmeras oportunidades de financiamento público e privado (business angels).