Valônia, uma Região de know-how no coração da Europa02/09/2020

A Valônia é uma dessas regiões do mundo que deve ser abordada com base em suas realizações e não em seu tamanho.

Dois exemplos recentes que aconteceram nesse verão são prova disso. Ambos na área da saúde, segmento que recebeu uma considerável importância desde o início da crise sanitária mundial relacionada ao covid-19, a ponto de se tornar um setor estratégico.

Trata-se da empresa de biotecnologia iTeos Therapeutics https://www.iteostherapeutics.com, localizada no Bioparque de Gosselies e especializada em tratamentos por imunoterapia contra o câncer, que anunciou no final de julho de 2020 sua introdução no renomado Nasdaq americano, e isso depois de uma arrecadação de fundos recorde há cerca de três meses. Com essa introdução, a empresa levantou ao menos cem milhões de dólares em recursos financeiros.

Spin-off da UCL Louvain e do Instituto Ludwig para a pesquisa sobre o câncer, a iTeos desenvolveu uma nova tecnologia chamada imuno-oncologia, que consiste em fazer com que o sistema imunológico reconheça os tumores e os ataque.

Essa empresa biotecnológica valã compreendeu bem cedo a grande importância de estar presente no mercado líder em termos de captação de recursos e a necessidade de estar próxima do maior centro financeiro do mundo. Seu escritório americano está situado em Cambridge (Boston), Massachusetts, onde está baseado o CEO, Michel Detheux.

No início de abril, a empresa arrecadou U$D 125 milhões em uma nova rodada, a mais importante da história da biotecnologia valã e até mesmo o maior giro de capital de uma empresa em crescimento não cotada na Bélgica. Cinco novos investidores americanos participaram da ocasião e contribuíram com cerca de U$D 80 milhões.

Outra spin off da Universidade de Louvain-la-Neuve, a empresa tecnológica IBA (https://iba-worldwide.com), fornecedora líder de soluções de protonterapia para o tratamento de câncer, anunciou na quarta-feira, 26 de agosto de 2020, a assinatura de um acordo de licença estratégica no valor de 100 milhões de euros com a CGN Nuclear Technology Development Co. e sua subsidiária integral CGN Dasheng Electron Accelerator Technology Co., pelos direitos exclusivos da tecnologia Proteus PLUS, da IBA, na China.

A carteira de encomendas da IBA em equipamentos e serviços continua alta, com um valor de 1,1 milhões de euros.

Fonte : L’Echo, RTBF

 

Rodrigo dos Santos A. Garcia

Conselheiro econômico e comercial